Santa Bárbara Pigeons
Leilões
Santa Bárbara Pigeons
28-02-2025
Santa Bárbara Pigeons;Sporting Pigeons Team

“Das rédeas ao Voo: A jornada do criador de Cavalos que conquistou o Mundo da Columbofilia “


Caros amigos, vou hoje escrever, sobre uns amigos que fiz no mundo dos pombos e que tenho acompanhado de perto nos últimos 12 anos. 


Temos de recuar no tempo ao início dos anos 2000, quando senhor João André tomou contacto com o Mundo da Columbofilia. Esse contacto deu-se porque teve a sorte de se apaixonar por uma filha de um columbófilo. Como é normal e sendo o seu sogro, o Sr. José António Antunes um columbófilo da velha guarda e um nome forte no concelho de Vila Franca de Xira e Campeão Distrital , é normal que os almoços de família aos Domingos fossem vividos com a azáfama das chegadas de pombos, já que o pombal estava situado no quintal do apartamento onde  o Sr. José Antunes vive com a sua esposa.
O Sr. João André, nessa altura estava mais comprometido com os negócios de retalho da família e com o acompanhamento aos agricultores, sendo que a sua paixão era a criação de cavalos, fundando assim no ano de 2007/2008 a Coudelaria Santa Bárbara.
O Sr. João, muito por influência do seu irmão mais velho, sempre acompanhou e conviveu com grandes criadores de cavalos Lusitanos, adquiriu cavalos Top nas coudelarias Sociedade das Silveiras; Santa Margarida, Herdade das Figueiras, Monte Velho, Quinta da Lagoa, entre outras…
Incutiu na sua coudelaria uma organização, empenho e qualidade, talhada para o sucesso. O seu patamar era atingir a excelência e ter alguns dos melhores cavalos nacionais. Mal sabia ele na altura que o céu era o limite…com o fruto de um trabalho seu…detalhes mais tarde, neste texto.
Desenvolveu diversos esforços para evolução do Cavalo Lusitano e passou a fazer viagens frequentes ao Brasil para acompanhar e aconselhar alguns dos grandes criadores da raça Lusitana no Brasil.
A Coudelaria Santa Bárbara ganhou inúmeras exposições em que participou, chegando mesmo a ganhar os melhores exemplares: "Campeão dos Campeões", "Campeã dos Campeões", "Égua de Ouro", etc… Nomes como "Úrsula""Platina", "Chanel Nº5", "Alteza", "Baunilha", "Azeitona", ''Queen" …. passaram a ser referência pelos elevados padrões de qualidade que incutiam à raça Lusitano.


“Máxima do Sr. João André quanto maior for a concorrência e a qualidade dos atletas maior, têm de ser a preparação e seleção para a próxima competição “

A Cereja no topo do bolo, estava reservada para um cavalo nascido em 31-03-2009 e que recebeu o nome de "Escorial".


Este cavalo resulta do emparelhamento estudado e pensado ao detalhe pelo Sr. João André, já que resulta do cruzamento “Spartacus” da coudelaria de Santa Margarida com a “Jiboia”, cuja origem remonta à extinta coudelaria da Casa Sommer... que recebeu nome Escorial:

- Campeão dos Campēoes

- Cavalo Olímpico em Tóquio 

- Simplesmente o reprodutor com mais filhos premiados na raça, a nivel mundial, de todos os tempos...

A World Breeding Federation for Sport Horses colocou a coudelaria Santa Bárbara no Top 20 Mundial entre 545 criadores de cavalos de dressage.
Escorial é hoje um dos cavalos mais importantes como competidor Olímpico e como Reprodutor Internacional, sendo a sua prole a garantia de uma das melhores genéticas alguma vez criadas em Portugal. Tudo isto se deve ao trabalho e estudo desenvolvido pela coudelaria Santa Bárbara.


Voltamos agora ao Mundo dos Pombos e ao surgimento do Santa Bárbara Pigeons, projecto que depois mais tarde cria o Sporting Pigeons Team ( Santa Bárbara Pigeons + Pedro Porto).
O Sr. José António Antunes sagra-se em 2008 Campeão no Clube de Fundo de Vila Franca, sendo que neste clube voam os nomes mais sonantes da columbofilia Lisboeta à época.

Legenda da foto: Os netos com o Campeão do Clube de Fundo Sr. José António Antunes.

Legenda da foto: Famíilia na entrega prémios, o jovem Afonso ao colo do pai João André.


Em termos distritais é também o Campeão Distrital de Fundo em 2008. As faixas estão no armário de troféus e podem ser mostradas a quem as quiser ver…


Em 2009 o João André começa a colaborar com o seu sogro e incute na equipa o mesmo pensamento que trazia do mundo dos cavalos, só se ganha se tivermos os melhores pombos e jogados de forma organizada e profissional.


Nesse mesmo ano, mudam o nome para Santa Bárbara Pigeons e começam a adquirir casais de pombos e pombos para melhorarem ainda mais o que já tinham de base, os pedradinhos do Sargento e o famoso Seitaridis.

Em 2010 adquirem os principais casais da reprodução dos Campeões Nacionais de Meio-Fundo 2007 José Ribeiro e Vítor Russo.
Pombos como Mastim, Dallaras, Queen Van Loon, Yudabao vencedor 5 x 1º, Casal d´00, etc...

Nesse negócio chega ao Santa Bárbara Pigeons um casal que disparou logo grandes Campeões estamos a falar do PT 5038729-05 “Famoso 30.000 euros” x  4679139-04 Gaby do Manuel Mendes, esta pomba foi Campeã Distrital 2 anos seguidos de Meio Fundo. Ao longo dos anos este foi o casal que mais impacto teve na consolidação da linha Santa Bárbara, Já que foram cruzados com quase todas as introduções feitas e com grande sucesso. Sendo o 30.000 euros cruzado com diferentes fêmeas com muito sucesso. Pai, avô e bisavô de grandes Campeões.

Com especial destaque para a 2.ª melhor fêmea Nacional de Velocidade em 2014 a famosa " Imperatriz"  2281208/12 e o 3° pombo Às no Campeonato do Mundo China (Tianjin) 2019.

Destaque ainda para a conquista do Vice-Campeonato Nacional de Velocidade 2014 e 9° Nacional de Meio-Fundo 2014 com base na equipa de filhas e netas do 30.000 euros.

A receber o prémio de vice-campēa Nacional de Yearlings a famosa " Bruxeles " pomba que representou Portugal nas Olimpiadas de Bruxelas 2007. 

Adquirem exemplares do Palma e do Blue Star em Setúbal.


Em 2013/2014 adquirem aos Silvas, Campeã Nacional Sport Meio Fundo a famosa 2108354/12 batizada de “Platina“,

Adquire o Super Gaby 8530904/08 reprodutor de Ouro responsável por inúmeros pombos Bons,

com especial destaque para o seu filho “ Invencível “ vencedor da Semi-Final e Final de Mira em 2014, facto inédito em Mira e raro a nível Mundial.

Dos Silvas vieram também os “ Touros “ rebatizados com o nome de Sultão e Fúria, “ Mattheeuws” “ Romaria 316” “ Azul Romarinha 355/07”.


Através dos Móveis Terríveis já tinha adquirido a linha do famoso “ Bomba “, sendo que a mãe do vencedor de Mira é filha do Bomba quando o mesmo esteve cruzado com a 72 do Sr. Acílio Castro.


Em 2014,  após a vitória de Mira decide adquirir a totalidade da colónia dos Irmãos Peixoto, sendo reforçado o quadro reprodutor com os famosos Gabys do Peixoto, vindo também nesse negócio a Filha do Ché, a Filha do Bliksem com a Nancy de 2004, vários André Roodhooft com especial destaque para a filha do “Nestpenner” BE 6295422/07 e para a “ Famosa 288 “ BE 6100288/10 filha de dois campeões da província de  Antuérpia.


A ideia do Santa Bárbara Pigeons é reunir toda a linha que deu origem ao seu grande Campeão “Invencível “ inclusive o próprio “ Bomba “ dos Móveis Terríveis , mesmo não estando mais fértil,  veio emprestado para o Carregado, onde acabou por terminar os seus dias, junto da familia. 


Nessa altura, já tinha na sua reprodução meio-irmão e meias-irmãs do “Bomba“ da parte de pai, que cruzava com os filhos e filhas do Bomba, com especial destaque para a linha da “Bombshell 75” 2552075/12 e do Bomba-Madonna 1604661/11. Este Bomba-Madonna cruzado com uma meia irmã do pai, formou um dos casais mais procurados do universo Santa Bárbara Pigeons.


Em 2014 são também construídas as novas instalações de reprodução do Santa Bárbara Pigeons e as mesmas são mantidas e acessoradas pelo loft manager Sr. Adriano.

Sendo o Sr. Adriano um verdadeiro profissional que construiu de raiz toda a parte de serralharia das mesmas, ficando uma obra extraordinária.

Sempre com a supervisão do Sr. João André que planeava os casais e qual a genética que pretendia reproduzir, assim como de todo o registo de borrachos nascidos e anilhas atribuídas.


Em 2014, desloca-se à Bélgica e Holanda e encomenda pombos de diversos columbófilos de renome para virem voar diretamente em 2015 no seu novo pombal de voo, em Vila Nova da Rainha, sendo o condutor desses pombos o Sr. José Ribeiro num projeto iniciado em 2015.

São Campeões Distritais Meio Fundo Zona Leste em 2016 com o Santa Barbara Pigeons II a voar no Vilanovense.


No Campeonato Nacional de Meio Fundo 2016 fazem o pódio com um honroso 3º lugar.

Obtêm a vitoria por equipas no Campeonato de Mira 2016

Para além dos filhos dos casais base da colonia, contribuiu para estes resultados a introdução dos pombos Van Reeth diretamente da Bélgica.

Embora os pombos sejam conhecidos como Van Reeth eles são 100% Karel Laenen.

Rudy Van Reeth & João André 

Foram importados 120 borrachos e colocados a voar perto de 80 ( ficaram 40 em reserva genética).

Os Reis da Velocidade Rudy Van Reeth, Dirk Van Den Bulck, João André e Karel Laenen....


De forma a testar o potencial genético da reprodução Santa Barbara Pigeons, são feitas parcerias com columbófilos que recebem pombos Santa Bárbara para os voarem em diferentes quadrantes.

Este passo também se torna importante porque o foco passou a ser também os Derbies e mandar de casais testados é completamente diferente.


Parceria com José Carlos Miguêns


Esta parceria surgiu depois de uma visita feita por mim, José Ribeiro e João André ao Sr. José Carlos Miguens (finais de 2014), e surge porque o objetivo era ganhar a prova Nacional de Valência, num curto espaço de tempo. Sendo o foco testar bem os pombos por um columbófilo dedicado e que sabe o que está a fazer (à época o José Carlos Miguens tinha sido Campeão Nacional Fundo 2011) e criar as bases para ganhar a prova Nacional de Valência.


Destaca-se dessa parceria iníciada com pombos de 2015 o Sr. José Miguéns, que elevou ainda mais a genética Santa Bárbara Pigeons com os resultados obtidos.


O seu 724, filho de um Belga Importado de 2012 e neto do 30.000 euros e da famosa Belga 288/10 dos Irmãos Peixoto sagra-se Campeão Distrital Geral Distrito Évora e na Exposição Nacional de Tavira 2018 é Vice-Campeão Nacional Sport All-Round.

Diversos pombos ganham 1.º prémios, sendo o Genghis Khan 6166111/16, filho do famoso Mongol Van Reeth e também neto do 30.000 euros, um dos voadores de élite, ganhando um 1° distrital na prova Meio-Fundo mais longa da época e no ano seguinte um filho dele, volta a ganhar um 1° distrital de Meio-Fundo.

Destaque ainda para 028 filha de um Holandês que foi uma excelente voadora de Fundo. Desta mesma linha holandesa nasceu a Campeã Distrital de Lisboa Zona C, para a equipa Odivelas, Brás e Serafim.

Descendentes dos Van Reeth Originais discutem resultados nos melhores voadores Yearling distritais.


A base do pombal do Sr. José Miguens era também ela muito forte, tanto que o sangue cultivado do seu 400 e dos seus descendentes fazem maravilhas no fundo. Eu assisti à chegada do 3.º Nacional de Valência 2017 com a famosa filha do 400 x 244 a sua famosa 500.


A título de curiosidade a pomba que faz 2º Nacional ( Sol Nascente) nessa prova  é prima da 500.
Em 2017 com base nesse plantel misto o Sr. José Carlos Miguens renova o título Nacional de Fundo.


Desses pombos que obtiveram resultados, um directo Santa Bárbara a fêmea PT 5131237/15 ( 1º Pombo As de Borrachos 2016) Neta do Super Gaby e Bisneta do 30.000 euros , o Sr. Miguêns cruza-a com um neto da linha base do 400 x 544 (Sol Nascente) o 5333463/15 e obtêm o pombo que vence a prova Nacional de Valência 2018 o sensacional borracho PT 7516812/17 entre 41507 pombos. Em 2024 um irmão légitimo faz 3° Nacional.


Eu não estava em Estremoz no dia 02-06-2018 porque a minha filha nasceu no dia 31-05-2018 e era o dia que a ía trazer da maternidade para casa. Mas foram duas alegrias muito grandes em tão poucas horas…


O Campeonissímo José Miguêns renova o titulo Nacional de Fundo em 2018 e passa a ser um dos raros Tri-Campeões Nacionais da modalidade. 

Dois anos simplesmente inesquecíveis para esta grande dupla... dezenas de conquistas entre provas, campeonatos e anilhas!!!... Bicampeões Nacionais de Fundo, um 1° Nacional de Valência 2018, e um 3° Nacional Valência 2017....talvez uma das melhores performances Nacionais de sempre...


Entre 2016 e 2018 das viagens que fez à Bélgica,

Legenda da foto: Golden 10 do Jornal de Duif

chegam reforços de algumas das melhores colónias Mundiais da actualidade, de Nick e Roger Thys chega uma filha do seu reprodutor principal o “ Witte 06” BE 11-6217606,

de Willy Daniels chega um irmão legítimo das duas Campeãs Nacionais Belgas de Grande Meio Fundo ( 450 a 600 km),  Sara em 2016 e Nadine em 2017, filhas do Super casal “ Florus “ x “Sakira “,

Do Herbots um neto do lendário National I (casal super exclusivo) e de Peter Janssen uma irmã legítima do Muller que foi Campeão Nacional de Fundo 2013-2015 neto do famoso “ Kaasboer” e do Kannibaal,

entre muitas outras Campeões com especial incidência sobre pombos que faziam excelentes marcações em Derbys.


Parceria com Pedro Porto e a criação do Sporting Pigeons Team


Depois da vitória de Mira em 2014 o foco da participação em Dérbis a nível Mundial tornou-se um objetivo, de forma a criarem borrachos e a poderem participar em competições internacionais, faz uma parceria com Pedro Porto e começa a grande aventura da participação na alta competição em Dérbis. Cada um cria com os seus reprodutores e fazem equipas para participar na lista de dérbis disponibilizada pela FCI entre outros, e na qual começam a obter resultados de relevo no ranking mundial.


Ganham diversos 1ºs em provas de Derby, ganham pombos ÀS, mas o título mais alto foi a vitória de 2018 em Taiwan, em que o Sporting Pigeons Team sagra-se campeão do Mundo FCI com o pombo PT17-7118548

Legenda da foto: Entrevista para RTP pela conquista do Campeonato do Mundo FCI Taiwan 2018.

Segue-se em 2019 um 12º lugar na final do Campeonato do Mundo em Tianjin( China ) e nova subida ao pódio Mundial FCI com o 3° pombo Às do World Championship 2019,

  recebem diversas medalhas e pódios pelos rankings FCI ao longo dos anos.

Faz-se entre 2017 e 2018 uma forte aposta nos pombos do famoso americano Mike Ganus, com o objectivo de se fazer melhores resultados em Derbys de longa distância. Filhos do Sun City e Irmãos de vencedores do South Africa Million Dollar race, são adquiridos e reforçam o quadro de reprodutores Santa Barbara e Pedro Porto.

Provavelmente na Europa poucos devem ter Filhos do Sun City com a sua filha 'Laura" vencedora do Million Dollar Race South Africa, depois uma irmã legitima da Laura, também foi adquirida, entre outros....

Devido aos excelentes resultados o Sporting Pigeons Team passa a ser um dos maiores embaixadores que  Portugal já teve em termos columbófilos a nível Mundial.

Simbolo do Sporting Pigeon Team passa a ser um selo de qualidade e respeito.


O Pedro Porto torna-se mais tarde o columbófilo Português com mais títulos em rankings FCI e em 2023 é Campeão “ Best 4 “ e 2º “ Best 2” do ranking FCI, neste caso em parceria com o Micael Pedras.


O Pedro Porto e o João André foram os grandes responsáveis por mudar a mentalidade portuguesa e vieram comprovar que o sucesso internacional é possível desde que tudo seja pensado de forma profissional e estudados todos os pormenores.

Dois jovens que nos últimos anos fizeram cair por terra muitas teorias e que colocaram Portugal ao mais alto nível.


A criação precoce e a seleção com recurso a resultados no próprio ano de nascimento, transforma por completo um pombal de reprodutores.

Parceria Abel Lopes & Sporting Pigeons Team em Amares.

Com pombos Santa Bárbara a conseguirem mais uma vez alguns resultados locais e distritais de relevo, em especial a linhas Gaby, Van Reeth e  30.000 euros....

A forte participacão em Derbies fez com que muitos pombos Sporting Pigeons Team / Santa Bárbara Pigeons fossem adquiridos por muitos columbofilos em leilões, alguns com bastante sucesso para os seus quadros de reprodução.

Foram muitos telefonemas no sentido de adquirirem mais pombos dessas linhas....


Santa Barbara Pigeons, após uma profunda reflexão, analisando os prós e contras do reconhecimento e da forma como era tratado pelas estruturas columbófilas do país, resfriou um pouco a sua participação em Derbies, acabando mesmo por deixar de enviar pombos às competições.


Os reprodutores não criaram em 2022 e em 2023 começam os problemas de saúde do seu loft manager Sr. Adriano.

São criados alguns pombos em 2023 e em 2024 acaba por falecer o seu tratador.


A vida profissional e o avançar da idade do seu sogro, levam a que decida fazer a venda total durante o ano de 2025, tendo escolhido a plataforma www.pigeons4all.pt como parceira para apresentar todos os seus pombos e tratar da logística dos mesmos.


Os pombos que vão ser apresentados, representam um trabalho de anos de seleção e de investimento.

Devido a dimensão da venda, os pombos vão sendo apresentados em diversos lotes ao longo das próximas semanas. 

Caso necessitem de algum esclarecimento ou informação, disponibilizamos o email :  geral@pigeons4all.pt 

Ou contactem pelo telefone: 938695241

Autor do Texto
Pedro Lopes

O Sr. José António Antunes e o Sr. João André desejam a todos os novos proprietários enormes sucesso com as futuras aquisições…
Ps: Devido à idade de certos reprodutores dos anos 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016 os mesmos vão sendo oferecidos conforme saem os pombos de 2017 a 2024. Não fica nenhum pombo no pombal de Vila Franca ou do Carregado, os mesmos estão vazios e todos os pombos são entregues ao cuidado da empresa www.pigeons4all.pt . Não é vendido nenhum pombo antes do início dos leilões. Todos os columbófilos podem analisar os mesmos na plataforma de leilões, assim como o respetivo pedigree…
Vila França de Xira, 12-02-2025
Atentamente,
José António Antunes

Cookies
Os cookies são utilizados para aceder e armazenar informações no seu dispositivo, de modo a oferecer conteúdo e anúncios personalizados com base nos seus dados.
Ao escolher "concordo" está a consentir que utilizem cookies. Pode recusar ou pode recusar ou retirar o consentimento escolhendo "Gerir definições".
| |
Escolhe onde partilhar