Caros amigos columbófilos está reportagem que aqui agora apresento, foi feita empiricamente e resulta da convivência com os elementos da equipa em questão. Contudo representa uma grande responsabilidade, já que espero conseguir transmitir a verdadeira essência dos factos e acontecimentos.



Usar o nome Team Trofa, representa já por si só uma responsabilidade muito grande, a Trofa não é uma sociedade iniciada há poucos anos, a Sociedade Columbófila Trofense comemora em 2025 qualquer coisa como 84 anos de atividade columbófila. Aniversario será no dia 3 Agosto, sendo o ano da fundação 1941  S.C. Trofense.
Por ela passaram grandes nomes da columbofilia portuguesa, sendo que alguns até revolucionaram a mesma com a importação de pombos, que influenciaram a prática columbófila com essa melhoria genética.
Recordo nomes como Sr. José Ferreira Maia ou Sr. Jorge Almeida Azevedo, excelentes concorrentes que colocaram o nome da Trofa, bem alto, na columbofilia portuguesa.
O Sr. José Ferreira Maia, conhecido por “Zeca Maia” ou “ Maia da Trofa”, importou do melhor que existia para Portugal e espalhou essas linhagens de Norte a Sul que ficaram conhecidos como os pombos da Trofa ou “ Os Trofas”.
O Sr. Jorge Almeida Azevedo, foi um extraordinário concorrente, que possuiu pombos de grande classe, tendo sido também um extraordinário diretor, com obra relevante nomeadamente na construção da sede, angariação de fundos, etc..
Onde se cruza o autor desta reportagem com o Team Trofa?
No dia 21 janeiro de 2023, na exposição Nacional de Torres Novas, o melhor pombo Sport Meio Fundo é do Team Trofa, hoje conhecido por AS de Espadas, naquele dia para mim era o PT 0174293/20 que tinha ganho com um coeficiente de 35.83.


Não me recordo se fui eu que os abordei, se fomos apresentados por amigos comuns, certo é que acabamos a conversar em frente ao Stand do Rei do Hidromel, Sr. Pavlo Siletskyy.
Nesse dia, tive o prazer de conhecer pessoalmente o Sr. José Azevedo e o Sr. Jaime Azevedo.
Durante a conversa, eu disse assim para o Sr. José Azevedo “ Escreveu no Facebook, que tinha o melhor Casal do Mundo, têm noção do que está afirmar? “ ao que ele gentilmente me respondeu “ Sr. Pedro, para mim é….”, trocamos números de telefone e ficou agendada uma visita aos pombais na Trofa, para ver os pombos e o famoso casal “ Capela “.
Passaram 4 meses e no dia 26-05-2023 realizo uma visita ao Team Trofa, juntamente com o Sr. Wil Brouwers da firma EPW e fazemos uma serie de directos para a China,

sobre os pombos e o casal  conhecido como o “ Casal Capela “ ou em Inglês “ Capela Pair “, em Chines “ Xii mui tu caro” (brincadeirinha…lol).
Voltamos em Julho, novamente e foram adquiridos alguns exemplares directos do Casal Capela e netos.



Os meses passam e voltamos a encontrar na Exposição Nacional das Caldas da Rainha, exposição Nacional e pré-olímpica, onde o Team Trofa, apura para as Olimpíadas de Maastricht  4 pombos, sendo 1º Sport Yearlings, 1º,2º,3º Sport Allroud.

Nesse dia terminamos o dia num jantar bastante agradável no “Solar dos Amigos “na Tornada.

Dia da consagração Nacional, com a subida ao pódio mais alto para receber o Titulo Campeão Nacional de Velocidade 2023


Durante o mês de janeiro, tinha organizado com uns amigos de Beja (Bruno Helena, Ivo Garcias, Raul Cofones) e de Évora o amigo José Miguéns uma ida as Olimpíadas de Maastricht.

Chegamos na 5a feira, com o objevtivo de visitar algumas colónias durante o dia de Sexta-feira.
 
Fiz uma visita a um columbófilo que forneceu diversos pombos Bons para Portugal, numa história que ocorreu em 2002, eu estava na Bélgica e liguei para esse senhor a tentar marcar uma visita, ele tinha sido campeão Nacional de Velocidade no ano anterior, no qual ele me diz assim….”Não quero Portugueses cá em casa, estiveram aqui uns, encomendaram os pombos e não os pagaram nem os vieram buscar…” eu disse: “Posso ver esses pombos?“ fui lá, vi e no final comprei os pombos todos, que depois revendi com muito sucesso aqui em Portugal.
Em 2014 voltei lá e ele dispensou 2 voadores, desses 2 voadores, de um nasceu o 2º Sport Nacional AllRound Tavira 2018

e do outro a mãe do 1º Nacional de Valencia de 2018.

Como o amigo José Miguens estava no grupo e como ele é que voou esses pombos, esta visita fazia todo o sentido.
Penso que nesse dia, ficaram a conhecer as melhores padarias de Dilsem-Stoken…..Ainda hoje os meus amigos Alentejanos recordam com saudade esses manjares…..

Depois visitámos outro columbófilo, famoso por ter os famosos Asterix, filhos de um dos melhores casais que passou na Belgica o Bonny x Clyde couple.

 

Lá encontramos mais uns quantos amigos portugueses ( Pedro Porto, Micael Pedras, Luís Morais), juntou-se mais tarde o Dr. Nogueira dos Santos, Sr. José Azevedo, Sr. Jaime Azevedo, Sr. Carlos Silva ( a trabalhar na Bélgica, natural da Trofa), de França importamos o Fernando Almeida e o seu amigo do Egipto.

Organizamos um jantar nessa mesma noite, num restaurante supostamente Argentino, gerido por um Egipcio, valeu pela companhia e conversa.

Chegamos a Sábado

e passamos o dia nas Olimpiadas a ver pombos, stands, conversar com amigos e a rever esquemas de tratamentos, novidades Mundiais, etc...

O rei do Hidromel no Stand da Petcup

Visita Stand Travipharma 

Stand da Beyers a comida fornecida pelo Team Trofa aos seus pombos.

Vamos também cantar o Hino Nacional na consagração do Micael Pedras & Pedro Porto

Eleição Dr. David Barros Madeira como presidente da F.C.I

Medalha de Bronze - Olimpiadas Maastrich 

E no Domingo assistir a entrega de prémios do World Best Pigeon, onde Portugal ganha por 2 anos seguidos a categoria de velocidade.

José Azevedo a receber o 2° lugar do W.B.P pela sua mais recente aquisição a Maglev.

Fomos convidados pelo Sr. Wil do EPW para ir jantar com um grupo de columbófilos Internacionais num restaurante asiático.


Nesse jantar os pés de galinha fizeram sucesso… Dr. Nogueira dos Santos um verdadeiro especialista….lol

Fizemos uma série de brindes e foi uma noite muito divertida….na companhia Sr. Jan Hooymans, Zheng Bin, Mr. Su, Steffan , Wil, etc..

Sábado lá tivemos o dia todo na Exposição, mas no Domingo queríamos era ir ver pombos.
Por volta das 11h a nossa carrinha de 9 lugares partiu em busca de pombos…..
Fizemos uma visita a Sabrina Brugemans e a Vermeerbergen-Wilms.


Nessa noite fomos jantar a um Restaurante Grego  chamado Akropolis-Geleen.


Claro que tivemos de ir a um restaurante Campeão Nacional 2020 e 2019, porque tinhamos o Team Trofa 2 x Campeão Nacional Velocidade 2019 e 2023 , o José Miguens 3 x Campeão Nacional Fundo 2011, 2017, 2018, Bruno Helena Campeão Nacional Maratona, Ivo Garcias Vice-Campeão Nacional Velocidade 2023.... aul e eu fomos mesmo só para comer....lol


Nesse dia ficou combinado, regressar à Bélgica com o Team Trofa, para conhecerem a empresa e se visitar alguns columbófilos de Top da Bélgica.


Em março é feita uma visita ao Team Trofa, na Trofa e são feitos alguns diretos apresentar as pombas Olímpicas e reprodutores.


Neste caso, junta-se ao quadro de reprodutores a sua mais recente aquisição a fabulosa Maglev

Exemplo de promoções feitas aos pombos portugueses pela empresa EPW sob recomendações minhas (Team Trofa, José Soares, Imortais, Natario e Filho, Nuno & Filho, José Esteves, João Morais, entre outros).

Mas vamos apresentar o Team Trofa, apesar de partilharem o mesmo apelido, Sr. José Manuel Azevedo e o Sr. Jaime Azevedo não são familiares, são amigos de infância e a sua paixão pelos pombos correios levou a juntarem-se a e formarem a sociedade.

Ambos já concorreram com pombos em nome individual ou com outras sociedades no passado.
Quando o Sr. Jaime Azevedo era adolescente foi um columbófilo de sucesso em

nome individual, depois o seu sábio pai, disse-lhe: “Que agora era tempo de se dedicar aos negócios e deixar as pombas para mais tarde”, assim aconteceu e deixou de competir. Dedicou-se a expandir a empresa familiar e tornou a mesma num caso de sucesso, Trifitrofa – Comércio de Fios e Tecidos.

O vicio dos pombos é muito grande e aos poucos foi apoiando uma outra sociedade, mas perspicaz como é cedo percebeu que o caminho, não era aquele e abandonou o projeto, cumprindo com todos os acordos que tinha feito, mas dando um prazo para ele sair do projeto.

O Sr. José Manuel Azevedo,

trabalhador por conta própria, sempre teve pombos desde jovem, formou algumas parcerias e sempre foi um columbófilo de sucesso. A sua paixão e dedicação aos pombos é muito grande e isso faz com que tenha sempre andado de braço dado com o sucesso desportivo.

Os pombais de voo e reprodução estão instalados na casa do Sr. José Azevedo, são conduzidos e tratados consoante a disponibilidade laboral do mesmo.
Isto é dito para que não se pense que é uma equipa profissional que cuida só de pombos 24 horas do dia.


É certo que ao desenvolver uma atividade por conta própria permite conciliar com os pombos, mas não é fácil, durante a altura da competição, nesses 5 meses é feita uma ginástica muito grande para conciliar trabalho e alta competição.


O Sr. Jaime por razões profissionais muitas vezes tem de se ausentar do país, outras vezes a presença de clientes estrangeiros ou fornecedores estrangeiros faz com que não possa ir aos pombais, já que tem de lhes dar atenção devida.

Contudo aos Fins de Semana, os dois em conjunto tomam decisões relativamente a casais a formar, analisam resultados, escolhem equipas, fazem encestamentos de competicão e treinos, esperam os pombos, tratam, desinfectam, jogam os pombos, etc...


Tal como disse no início está reportagem é feita com base no que vi e ouvi, no pouco tempo que convivi com o Team Trofa, alguma imprecisão que possa surgir no que vou relatar a seguir pode ser passível de correção:


A génese do casal Capela:


O macho “Capela “PT 4005781/14 – Puro Janssen adquirido na CIC filho dos Janssen Originais:     

BE 6246127/10 “ O Louis”

e da BE 6456969/03 “ A Sandra “

O macho têm uma história muito engraçada contada pelo Sr. Jaime, que é a seguinte, o pombo foi encomendado e entregue na Trofa, ao fazer a receção do borracho, após analise do mesmo, pelo seu aspeto e aparência dize:  "Parece aqueles pombos vulgares que vivem nos telhados das capelas/igrejas“. Liga ao Sr. Inácio e diz que pretende devolver o pombo e trocar por outro, tudo acertado e vai a caminho do Lobão para devolver o pombo, quando lá chega ao ver a cara de satisfação do Sr. Inácio Oliveira pela devolução, muda de ideias e volta a colocar o pombo na caixa. Essa decisão de ficar com o “ Capela “ teve como consequência ficar com um dos grandes reprodutores da Columbófilia Portuguesa

A fêmea “ Rainha “ PT 5242152/15 – Foi adquirida a Pedro Simão e descende de uma família de grande Campeões, cuja origem mais remota é a famosa Oitentinha PT 2021637/02 .

Pai da “Rainha“ é o PT 9403150/09 (Neto da Oitentinha) que é filho do PT 5071682/05 ( Filho da Oitentinha) e da PT 7362488/07. Por sua vez é o pai do 2347824/ 12 Campeão do Grupo 2 Braga 2014 voado por Yuhan Chacon e do 2347825/12 Vice-Campeão Distrital Meio Fundo Grupo 2 Braga 2014 voado Yuhan Chacon


Mãe da “Rainha” é a PT 9403117/09 que é filha PT 8143959/08 ( Neto da Oitentinha) e da PT 8143974/08 ( Famosa Clarinha, tia da Cega). A PT9403117/09 é a mãe do 2347824/ 12 Campeão do Grupo 2 Braga 2014 voado por Yuhan Chacon e do 2347825/12 Vice-Campeão Distrital Meio Fundo Grupo 2 Braga 2014 voado Yuhan Chacon. A 117/09 é uma irmã légitima da 200.


Como gosto de ser preciso nas informações que coloco, o segundo classificado no Campeonato Nacional de Velocidade, Ivo Garcias - Melrinitas também têm num dos seus casais base a linhagem da Oitentinha, já que o PT 7290804/17 Original Pedro Simão faz casal de sucesso com a sua “ Briana “ PT 6217463/16 – Campeã Nacional  Meio Fundo 2017.

Muito mais poderia ser escrito sobre está linhagem que também está na origem do casal Jackpot da dupla Natario e filho de Braga. Aparece na linhagem da "Echo 068" Campeã Nacional Sport Meio Fundo, etc.

Resumindo nas Olimpiadas de Maastricht estiveram pelas minhas contas  5 pombos baseados nesta linhagem. Team Trofa com 3, Natario e Filho e segundo informações o Yearling dos " Kitos" também têm deste sangue.

Pombos criados e desenvolvidos em Portugal. Muito nos deve orgulhar.

Mas vamos ao efeito “ Casal Capela “ na vida e história do Team Trofa.
Ser Bom columbófilo ajuda muito, mas quando se têm um casal como o “ Casal Capela “ tudo se torna mais fácil.
O Casal propriamente dito é descoberto em 2018, apesar do macho já ter dado filhos a ganhar em anos anteriores com outras fêmeas, é em 2018 /2019 que se dá o efeito transformador, quando filhos diretos começam a ganhar 1º prémios entre milhares de pombos, quer no distrito, quer na zona / bloco, quer nas coletividades.
Na casa de outros, se isso acontecer os casais são explorados até à exaustão, passagem de ovos, passagem de borrachos para casais. No caso do Team Trofa não, o casal fazia os ciclos normais de postura, criava os seus próprios borrachos e fazia a caça ao ninho de forma natural, isto resultava muitas vezes em um ovo ou outro partido, mas era assim que o Team Trofa procedia com o casal, o único privilegio que tinham era uma secção do pombal de reprodutores só para eles, com 3 ninhos grandes abertos.
Este casal extraordinário entre 2021 e 2023 só nos 1% classificados e só falando de filhos diretos, excluindo os netos, fez na dezena 115 prémios.


O Casal Capela é responsável pelos títulos Nacionais Velocidade de 2019 e 2023 no Campeonato Nacional da F.P.Columbofilia, contudo fazem parte de um conjunto de diversos reprodutores que contribuíram para esse feito, já que o Team Trofa, faz todos os anos, ou sempre que acha necessário a introdução de pombos, com vista a melhoria e renovação do seu quadro reprodutor. Hoje em dia são os Capelas cruzados com outros, sendo que na sua maioria dos casais, o macho ou a fêmea é filha do Casal Capela.


TEAM TROFA CAMPEÕES NACIONAIS DE VELOCIDADE 2019

CAMPEÕES NACIONAIS DE VELOCIDADE 2023

3º NACIONAIS DE MEIO-FUNDO 2023

4º NACIONAIS DE MEIO-FUNDO 2022

Pombo Campeão Nacional Sport Meio Fundo 2022

Pombo Campeão Nacional SportAbsoluta 2023

Pombo Campeão Nacional Sport Yearlings 2023

Vice-Campeão Sport Nacional Absoluta 2023

3º Pombo Nacional Sport Absoluta 2023

4º Pombo Nacional Sport Velocidade 2023

2º Melhor Pombo Naciona F.P.C l Meio-Fundo 2021


Vamos falar agora de outros reprodutores que entraram muito bem na colónia do Team Trofa:


“ O Boss 057 “ PT 5151057/15 Vencedor de 6 anilhas ouro, campeão de Meio-Fundo, melhor borracho do bloco 4. Tirou 24 prémios em 24 encestamentos nos anos de 2016/2017.. Este pombo do saudoso Manuel Martins, têm origem no “ Den Duits 195 “ ( Pai da 199/12 com doublagens 19 x 1º e 9 x 2º vencedora de 11 anilhas) e da 289/11 Galrão x Romaria

O grande columbófilo e columbicultor Manuel Martins e Sr. Jaime Azevedo com o Den Duits 195


“ O Figo 507 “ 6372507/16 Vencedor de 8 anilhas de ouro, 5º pombo As Nacional em 2019. Melhor pombo de velocidade bloco 4 em 2018.

Filho do Faísca 5242216/15 e da Figo 4109999/14 filha do Figo “ BE 32525267/02“ de Manuel Martins.

O “Zot Op de Beeck “ BE 6097054/15, adquirido durante uma viagem realizada a Bélgica, na casa de Op de Beeck- Baptens. Linha Zot e Gerrinckx. Reprodutor excecional pai da 486/21 Campeã Nacional Absoluta e pomba Olímpica em Maastricht 2024.


O “Zinhaço” PT 5153701/15 Vencedor de 8 anilhas de ouro em 2017. Melhor Pombo da Geral e Meio-Fundo Trofense e Tirsense. 3º pombo da Geral Bloco 4, 2º Pombo do Bloco 4 de Velocidade, 3º pombo do Bloco 4 de Meio-Fundo, entre +- 5000 pombos do bloco. Pai da 969/19 Vice-Campeã Nacional Meio-Fundo 2021. Pai do “ Zinhaço” Linhas Kannibbal, mãe do “ Zinhaço” uma filha da famosa Zinha.

Depois de ter estado no Golden Race 2024 com o Team Trofa e após termos conciliado agendas, fiquei incumbido de marcar a viagem a bélgica, assim como definir quais as colonias que poderíamos visitar.


Assim no dia 31 Outubro lá partimos do Porto com destino à Bélgica. Após levantarmos o carro no Aeroporto inicíamos a nossa viagem pela Belgica.
Para mim são 25 anos a ir para lá com alguma regularidade, sendo por isso natural conhecer muitos columbófilos e ser amigo pessoal de alguns. A minha primeira visita ao Pipa foi em 2000.
Nesse dia fomos visitar a empresa Pipa, a nossa espera estava meu amigo Ian Somers e o Frederick Leliaert, o Ian já veio algumas vezes a portugal desenvolver trabalhos comigo e o Frederick que para além de me ter recebido em 2014 veio também fazer uma palestra na feira da Beja Champions da qual fui o moderador,

 Na foto Team Trofa com a mãe do Porsche 911 a famosa "Lieve"

e passar pelas nossas mãos todos os seus reprodutores principais do momento.

Na foto com o famoso " Best Kittel"

Uma experiência enriquecedora sobre como são os pombos, as instalações, os métodos de tratamento e o posicionamento da mesma em termos de marketing e divulgação da columbofilia.

Ficamos num hotel em Aalter e tivemos um jantar muito agradável num restaurante muito simpático da vila. Nada como começar bem a nossa jornada…


No dia seguinte tínhamos marcação com um dos columbófilos em ascensão na columbofilia belga, o jovem Tom van Gaver. Fazia um frio de rachar, mas depressa ficamos com calor assim que pombos daquela qualidade começaram a passar pelas nossas mãos.
Super Simpático e profissional mostrou os casais todos, explicou método de voo, falou sobre a forma como cruza os pombos….5 estrelas….para mim pessoalmente agradou-me muito a linha do Finn BE15-4211540



Saímos da casa do Tom e fomos visitar o Sr. Pascal Arien, actualmente a gerir os pombais de reprodução do Sr. Kaier na Europa.


A minha relação com o Pascal remonta ao ano de 2004 quando ele tinha o seu pombal em conjunto com a sua agora ex-mulher Agy Veereckt e voavam sob o nome Veereckt- Arien. Nesse ano adquirimos 10 pombos que elevaram muito as colónias para onde foram. O famoso pombo do ovo Sr. Carlos Paixim, era cruzado com a Pascal, entre os outros 6 que deixaram grandes filhos nos pombais do Hélder, do Sérgio, no meu, etc.
Sempre achei que o Pascal era um virtuoso na arte de jogar e cruzar pombos, não é por acaso que tinha um papel importante no centro de criação PEC e agora a cruzar os pombos mais famosos da Bélgica para o senhor Kaier.


Os pombos que mostrou de uma qualidade muito alta, quer o 2º melhor pombo Nacional,

como o 8º melhor Nacional,

para mim pessoalmente o pombo que mais gostei. " Shadow " é um neto da " Cameron " e do " Armando ".

Depois de mostrar uns quantos pombos que eram bastante agradáveis e falar sobre o seu método de jogo, termina mostrando o famoso Armando, pombo adquirido por uma pequena fortuna pelo Sr. Kaier.

Uma visita muito agradável e que elevou a fasquia de exigência para um patamar ainda mais elevado.


Partimos com destino a Holanda, para ficarmos alojados na moradia que nos foi disponibilizada
Pelo Sr. Wil. Eu já lá fiquei algumas vezes e sabia que é um local bastante agradável. Fomos jantar num restaurante que gosto muito em Masseik.


Partimos no Sábado de manhã para a província de Antuérpia para visitar algumas colonias que se tinham destacado na campanha de 2024,

depois passamos pela casa do Sr. Eddy Janssen para fazer uma pequena visita,

Pedro & " Fast Eddy"

Para os meus amigos Alentejanos que ficaram com saudades da padeiria fica aqui a foto do nosso almoço

e fomos da parte da tarde visitar um dos nomes mais famosos belgas o Sr. Erik Limbourg.

Ficamos bastante agradados com os pombos e tivemos oportunidade de manusear as suas linhas mais famosas. Geeloger, William de Bruijn, Roper, etc

Na mão do Team Trofa a mãe do "Geeloger"

Escolhi está visita por uma razão muito simples, Sr. Erik é um mestre no jogo dos pombos e já teve 6 pombos campeões Nacionais KBDB ao longo dos anos.

Em 1991 ganhou 1° e 2° Pombo As Nacional Fundo ( com o Alibaba e o Grote Barcelona)

Em 1994 -  1° Pombo As Nacional Fundo ( com Nieuwe As)

Não consegui encontrar foto deste pombo.

Em 2003   - 1° Pombo As Nacional Fundo ( com Lucky 77)

Em 2004 - 1° Pombo As Nacional Fundo ( com Lucky 85)

Em 2020 1° Pombo As Nacional Fundo Yearlings (Creone Roeper)

O ano passado teve o melhor pombo Nacional All-Round com o " Geeloger " um original Willem de Bruyn

Penso que Sr. Erik gosta de se desafiar a si proprio, porque vende tudo, recomeça do zero e volta ao Top em pouco tempo.

Não têm problemas em vender os seus cracks porque o objectivo é criar outro para vencer nos anos seguintes.

Ele têm o toque de midas e sabe reconhecer a qualidade quando as suas mãos e olhos batem em determinados pombos.

São 33 anos a ganhar ao mais alto nivel, se isto não merece uma visita, então não percebo nada disto.

Analisar os padrões e caracteristicas dos seus reprodutores foi para mim muito interessante, em especial a linha do William de Bruijn ( Filho Uranos e irmã do Uranos) e a linha do Creone Roper.

Só nos resta agradecer a forma como fomos recebidos....

Voltamos a Holanda para descansar e ter um jantar em que foi feito um desafio ao Team Trofa para voarem alguns pombos das suas linhagens num pombal nas zonas mais fortes da Bélgica, com anilha portuguesa. Sendo esse pombal assessorado por quem é, é um orgulho tremendo ver um convite desses ser feito a uma equipa portuguesa. Vamos ver como as coisas vão evoluir para que isso se concretize.

Caso seja uma realidade, depois seguem as reportagens no site da Pigeons4all.


Partimos no Domingo para uma viagem muito longa, visto que o pombal que íamos visitar era um dos locais que mais impacto têm sobre mim, não só pelos pombos, mas pelas pessoas quem são e de quem nutro bastante respeito e admiração. A visita a Hilde & Luc Sioen era sem duvida um ponto alto da nossa agenda.

Fomos recebidos de uma forma extraordinária e a conversa foi muito agradável enquanto tomávamos café.

Depois fomos ver os voadores e o sistema de jogo e depois o pombal de reprodutores.

Sr. Luc convidou para irmos almoçar e fomos a um restaurante tradicional a 15 km do seu pombal, com cerveja artesanal cuja fórmula remonta ao tempo dos monges. Recordamos algumas historias do passado, onde ele falou no tempo que acompanhava Leopold Bostjn e de situações engraçadas que viveu com ele….foi muito Bom, porque fez-me voltar a essência da columbofilia que é apenas uma POMBOS BONS….pombos que estavam para ser mortos e que se tornaram lendas da columbofilia Belga…etc. Eu que vivo e conheço as historias, contadas por quem as viveu presencialmente deixa-me maravilhado….eu estava nas minhas sete quintas.

Eu cuidei durante varios meses dos pombos da venda total de Hilde e Luc Sioen, pombos fantasticos e que eram espetaculares em mãos e a vista, para além dos prémios ganhos. Fiquei  a admirar o trabalho da familia Sioen e em especial a linha da Cameron.

Voltar a ver que a familia Sioen está a criar novamente uma familia forte de pombos, baseados na sua linha da Cameron com as caracteristicas musculares que vão ao encontro dos ensinamentos do mestre e professor Pol Bostjn.

Luc Sioen é um columbofilo da velha escola Belga, para mim representa todos os valores daqueles que tornaram a Belgica Grande em termos columbofilos. Esses valores e esse tipo de columbofilos, têm se vindo a perder, espero que existam ainda muitos outros como ele, que sabem criar uma familia de pombos e manter os patamares de qualidade muito altos.

A visita acabou já da parte da tarde e ainda tinhamos 280 km para regressar a Holanda, fizemos ainda outra paragem a meio caminho para visitar um amigo de longa data e observar os seus pombos. 

Regressamos mesmo a tempo de irmos jantar ao Restaurante Akropolis e tivemos uma noite espetacular na companhia Sr. Wil Brouwers

 No dia seguinte estava agendada a visita ao pombal da maior estrela da actualidade columbofila.

Pombal de reprodução de Jan Hooymans.

Eu sabia que o projecto Hooymans era forte, nunca pensei é que estivesse no patamar que está e a crescer...

Umas instalações magnificas onde tudo está pensado ao mais pequeno detalhe, para além da simpatia e humildade do Sr. Jan Hooymans, nesse dia fiquei a perceber o quão inteligente e determinado está no desporto columbofilo.

Mal se entra, ficamos numa sala onde está exposta toda a historia da colonia e onde figura o Harry embalsamado e em local de destaque. Foto do verdadeiro Harry, senhor que deu o nome ao pombo Harry e fotos de todos os pombos famosos do momento.

Depois temos uma mesa onde é servido um café de boas vindas e onde estão os catalogos mais recentes da colonia. Extremamente bem elaborado e pensado, onde estão todos os pedigrees e formas de emparelhar feitas no pombal Hooymans.

Depois existe os diversos projectos Team Hooymans : 2 pombais na Belgica e 2 pombais na Holanda.

Os projectos liderados por Jan Hooymans e por uma equipa de jovens extremamente motivados e com uma vontade de ganhar contangiante.

Fomos convidados a ver em mãos os seus reprodutores principais e um conjunto de borrachos que ia estar presente na semana seguinte no Golden 10.

Conforme mostrava os pombos, ia dando explicacões sobre o cruzamento, a familia, o porque cruzar assim ou assado, explicava os pombos base e explanava as suas ideias para o futuro...

Transmitiu ao Team Trofa a sua opinião sobre o " Casal Capela " e explicou o que fez com a sua familia de pombos e como a consegiu tornar tão forte.

Sai de lá, com o meu cerebro a trabalhar muito mais rapido, o senhor Jan Hooymans é uma verdadeira força da natureza. Por vezes lidar com os lideres têm esse efeito, ficamos a pensar noutro registo que até então estava adormecido no meu pensamento.

Por aquilo que vi e senti penso que a columbofilia tradicional belga não está preparada para o impacto que as Team Hooymans estão a querer atingir.....é um projecto muito a serio e com pessoas muito motivadas.

Só me resta agradecer a forma e a disponibilidade do Sr. Jan Hooymans e da sua equipa para nos receber desta forma.

Partimos e fomos visitar a empresa EPW e o seu centro de criação. Analisamos os seus reprodutores em destaque o seu Creone Roeper e os Leo Heremans, assim como a linha do Sr. Erik Maas e outros campēoes adquiridos a Luc Sioen, etc...

Terminamos o dia a oferecer um jantar aos nossos anfitrioes no meu restaurante preferido de Maaseik.

Acordamos cedo e ainda regressamos a casa de umas visitas anteriores para finalizar acordos que tinham ficado pendentes. 

Fomos para o Aeroporto e regressamos a Portugal.

Foram 6 dias muito divertidos, durante a 2h30 que tive de conduzir do Porto a Salvaterra de Magos, fiz a minha analise a viagem e aos pontos altos da mesma, que ficaram sempre na minha memoria. 

Duas semanas depois o Team Trofa parte para uma aventura na China, onde em conjunto com mais portugueses ao abrigo do protocolo celebrado entre a F.P.C e o Projecto X e desta com diversos columbofilos portugueses,

que visavam um presença em 2 feiras na China, sendo a mais relevante a feira de Lang Fang.

Eu estive lá em 2018 a convite EPW e fiquei com uma ideia muito grande do potencial que estas feiras representam.

A columbofilia portuguesa só têm a ganhar com a presença nestas feiras.

Por aquilo que assisti nos videos em directo, pareceu-me que o Stand dignificou em muito os pombos portugueses.

Penso que existem pontos a limar, mas de um modo geral gostei de ver os pombos portugueses terem procura e serem apreciados.

Existia columbofilos Portugueses com presenças em feiras anteriores e já com historico de pombos no mercado chines, isto torna-se uma vantagem. Claro que esses columbofilos são provavelmente os columbofilos Portugueses com mais titulos Nacionais, estamos a falar do Sol Nascente, e é natural que os seus pombos brilhem no desporto chines.

Team Trofa também é um nome conhecido na China, porque os directos e apresentacão dos pombos deles nas redes sociais chinesas, ajudam nessa divulgacão.

Para além disso o amigo Ye Xueting e o seu pai também têm feito um trabalho de divulgação no Projecto China-Portugal.

O projecto Pigeon X também têm feito uma serie de directos desde portugal a apresentar pombos de columbofilos portugueses o que ajuda muito a que o conhecimento da columbofilia portuguesa seja assimilado aos poucos pelas redes sociais chinesas.

A cultura chinesa vive muito a base dos videos e dos directos, sendo que determinados bloogers tenham milhares de seguidores e isso faz mexer os mercados e o conhecimento.

Portugal merece este reconhecimento e os columbofilos portugueses também.

Termina aqui este artigo que espero que tenha sido do vosso agrado.

Pedro Lopes

Cookies
Os cookies são utilizados para aceder e armazenar informações no seu dispositivo, de modo a oferecer conteúdo e anúncios personalizados com base nos seus dados.
Ao escolher "concordo" está a consentir que utilizem cookies. Pode recusar ou pode recusar ou retirar o consentimento escolhendo "Gerir definições".
| |
Escolhe onde partilhar